LACTAR - Maternidade
Uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno acontecem na primeira semana de agosto. 
''Ela é celebrada do dia 1 a 7 de agosto, em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990, e começou em 1992 com temas anuais, incluindo sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos''
''Durante esta Semana Mundial de Aleitamento Materno, em 2021, devemos lembrar de que proteger o aleitamento materno é uma responsabilidade compartilhada.''
O HUCAM-UFES está inserido nesta visão global e prepara para o mês de Agosto uma série de treinamentos acerca do binômio mãe-filho e aleitamento materno.
É dentro desta proposta que apresentamos à comunidade do HUCAM-UFES a Exposição de Fotografia Documental intitulada: "Lactar" de autoria do enfermeiro e fotógrafo Roni M Matos. 
A Exposição acontece no Hall principal do HUCAM, na área de espera e de acesso ao Centro Cirúrgico.
Serão três momentos distintos:  
Do dia 02 a 11 de Agosto são fotografias que retratam a Maternidade e Centro Obstétrico;
Do dia 12 a 21 de Agosto são fotografias que retratam a UTIN e UCINCO;  
Do dia 22 a 31 fotografias que retratem as atividades do Banco de Leite; 
São fotografias documentais porque contam por meio das imagens um pouco do que os profissionais do HUCAM-UFES estão construindo em torno do Aleitamento Materno.​​​​​​​
Fonte: IBFAN Brasil (REDE INTERNACIONAL EM DEFESA DO DIREITO DE AMAMENTAR – INTERNATIONAL BABY FOOD ACTION NETWORK)
PARTE 1 

Contar por meio das imagens a trajetória do nascimento de alguém é um privilégio que compartilho aqui.
Maira deu a luz a pequena Milena no dia 21 de Julho de 2021, coincidência foi que neste dia eu celebrava também o dia do meu nascimento !
Conto aqui o trabalho grandioso que os profissionais do Centro Obstétrico realizam, desde o acolhimento inicial, passando por toda preparação para o parto e pelo momento do parto propriamente dito, dedicando enfim à "hora ouro" o ápice de tudo. 
Nos braços da mãe o recém nascido fica desde o primeiro minuto, permitindo que mãe e filho se toquem, se olhem e que encontrem no peito um novo espaço de aconchego e conforto, ver o empenho da técnica de enfermagem Fabricia por exemplo, reforça minha admiração pelos profissionais que fazem desse momento um verdadeiro resgate ao que existe de mais primordial no nascimento humano. 
Parte 2

Se extende para o Alojamento Conjunto esse momento de contato e aprendizado entre mãe e filho, a lição a aprender é a amamentação e a maternação. 
As mães contam com toda a expertise dos profissionais que monitoram, identificam e agem na direção de fortalecer o elo entre a mãe e seu filho, técnicas de amamentação e os cuidados com o recém nascido.  
Nesse lugar eu encontrei a Josiane que tinha acabado de dar a luz, ela trabalha no HUCAM/UFES, ela me ajudou na última exposição que fiz no Hospital, pude acompanhar seus primeiros contatos com a Catarina. 
A Rosimere, experiente profissional de enfermagem, fez uma instrução de amamentação, colocando a pequena Catarina no peito da mãe.  
Encontrei também a dedicada professora Mariana com duas de suas alunas de enfermagem, a lição era a mesma que se transmite a milênios, amamentação, mas que se aperfeiçoa com o conhecimento científico.  

AGRADECIMENTO
Exposição dedicada a todos os profissionais de saúde, equipes de apoio, docentes e estudantes em formação, que estão direta e indiretamente envolvidos com ações de aleitamento materno no HUCAM-UFES. 
Agradecimento aos que gentilmente concederam sua autorização de imagem em especial às mães e seus recém nascidos. 

    FOTÓGRAFO:
Ronivaldo Menegussi de Matos - @roni.m.matos - TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS 

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO:
Ronivaldo M Matos
Sofia Saiter Rizzo

APOIO e LOGÍSTICA:
Michele Salgueiro 
Rosilene Nilo Fantoni
Sofia Saiter Rizzo


Back to Top